Janeiro Branco  — Mês da Conscientização da Saúde Mental

No início de cada ano, fazemos planos e metas para cumprir ao longo do novo ciclo que se inicia. Janeiro é visto como um mês voltado à reflexão e ao planejamento. O mês também nos convida a refletir sobre como cuidamos de nossa saúde emocional diante do encerramento de um ciclo e o início de outro.

Sempre se pensa em metas e objetivos e esquecemos de nós mesmos. Novas demandas emocionais podem surgir e os antigos problemas não somem com os fogos de artifício. É importante reconhecer os impactos de abandonar (ou não) planos antigos. Cuidar da saúde mental é um ato de autocuidado que nos fortalece diante dos desafios.

De acordo com uma pesquisa inédita da Conexa, ecossistema digital de saúde, no ambiente de trabalho, os motivos relacionados a saúde mental que mais afastaram os trabalhadores foram ansiedade (com 51%), depressão (17%), estresse (16%) e síndrome de burnout (14%). É fundamental estar atento a sinais de vulnerabilidade, como alterações de humor, comportamento, sono, pensamentos negativos, fadiga, dores no corpo e dificuldade de concentração. Para preservar a saúde mental, mantenha uma rotina equilibrada, pratique atividades físicas e busque apoio profissional, se necessário. Saúde mental importa — cuide-se!