Julho Amarelo: Mês De Combate As Hepatites Virais

A hepatite viral é uma inflamação no fígado e no Brasil é causada comumente pelos vírus A, B e C. A doença é considerada silenciosa, pois os vírus B e C podem ficar anos no organismo sem que a pessoa contaminada apresente sintomas.
27JulhoPrancheta-1-100

No dia 28 de julho comemora-se o Dia mundial de luta contra as hepatites virais, portanto o mês de julho é conhecido como o mês de combate as hepatites virais. Um problema de saúde pública e segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 1,4 milhões de mortes por ano são causadas por complicações decorrentes das hepatites.

Hepatite Viral- Doença Silenciosa

A hepatite viral é uma inflamação no fígado e no Brasil é causada comumente pelos vírus A, B e C. 

A doença é considerada silenciosa, pois os vírus B e C podem ficar anos no organismo sem que a pessoa contaminada apresente sintomas. A hepatite se manifesta por febre, mal-estar, cansaço, tontura, vômitos e dor abdominal e alguns sinais peculiares, como urina escura e fezes claras e olhos e pele amarelados.

Transmissão 

Hepatite A – Transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Hepatite B – A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. O vírus está presente no sangue, sêmen, saliva e fluídos corporais do indivíduo infectado. A transmissão ocorre via relação sexual e contato com sangue contaminado, por compartilhamento de objetos pessoais perfurocortantes, perinatal (de mãe para filho), através de cortes e procedimentos médicos invasivos. 

Hepatite C – A hepatite C em geral, é transmitida pelo contato com sangue contaminado, que pode ocorrer durante o compartilhamento de objetos pessoais como alicates de unha, lâminas de barbear, agulhas, de mãe para filho durante o parto ou gestação, em procedimentos de saúde ou estéticos invasivos que não respeitem as normas de segurança sanitária e durante as relações sexuais.

Prevenção e Vacinação

Hepatite A – As medidas preventivas contra a Hepatite A incluem higienizar bem os alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, lavar as mãos com frequência antes das refeições e após ir ao banheiro, ferver a água não filtrada antes de ingerir.

Hepatite B e C – Para prevenção das hepatites B e C várias medidas podem ser tomadas, como o uso de preservativos durante a relação sexual, não compartilhar objetos pessoais como alicates, lâminas, escovas de dente, usar materiais descartáveis e estéreis durante a realização de procedimentos invasivos estéticos e de saúde.

Além das formas de prevenção citadas, a VACINAÇÃO é a principal estratégia de prevenção, contra as hepatites A e B e está disponível nas unidades básicas de saúde do SUS. 

Em caso de dúvidas, sinais ou sintomas, busque sempre orientação médica.

Fontes:

https://www.gov.br/saude/pt-br/search?SearchableText=hepatites%20virais

https://www.far.fiocruz.br/2021/07/dia-mundial-de-luta-contra-as-hepatites-virais

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/julho/voce-sabe-como-se-prevenir-das-hepatites-virais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Imprimir