O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 de Junho. A data foi instituída pela OMS no ano de 2014, com objetivo de homenagear os doadores e conscientizar a população mundial sobre a importância do ato, que é responsável pela preservação de milhares de vidas.
Doação de Sangue no Brasil
O processo de doação de sangue é simples e com duração de menos de 1 hora. Não há riscos para o doador, mas é essencial para quem espera por uma transfusão. As doações são voluntárias e não é possível saber a quem as bolsas serão destinadas.
Estima-se que menos de 2% da população brasileira seja doadora de sangue, um percentual muito baixo quando comparado ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 5% da população.
Atualmente, os hemocentros brasileiros têm realizado sucessivas campanhas de esclarecimento, alertando a população para a necessidade urgente de doações, devido aos baixos estoques de bolsas de sangue, que aumenta o risco de cancelamento de procedimentos cirúrgicos eletivos e a não realização de procedimentos urgentes.
Quem pode doar sangue?
Para doar sangue, a pessoa deve se enquadrar em algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Estar em boas condições gerais de saúde
- Ter entre 16 e 68 anos;
- Pesar no mínimo 50 quilos;
- Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
- Estar bem alimentado e descansado;
- As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
- Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para doar;
- Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.
Saiba onde doar
É possível consultar todos os endereços para a doação no site www.saude.sp.gov.br, bem como obter mais informações sobre a doação de sangue.
A doação de sangue é um ato voluntário que salva vidas!
Fontes: